Nós entramos em contato com Você
Deixe aqui os seus dados e a melhor data para entramos em contato com você. Temos total prazer em tirar todas as suas dúvidas.
Câncer de cólon
o que causa câncer de cólon?
Como a maioria dos cânceres, as causas permanecem desconhecidas, sendo outra condição devido à interação de vários fatores para sua gênese. No entanto, fatores ambientais, dietéticos e genéticos podem aumentar o risco de desenvolver câncer de cólon. Com base em estudos científicos, o modelo de carcinogênese do cólon destaca uma sequência de eventos que ocorrem dentro do corpo sob a influência de vários fatores que duram cerca de 7 anos até o início do câncer de cólon. A sequência desses eventos envolve a mutação de genes de células do cólon, resultando em uma mudança em seu comportamento, criando potenciais lesões pré-cancerosas do cólon - como pólipos-até o resultado final do carcinoma inicial e, finalmente, o câncer de cólon.
Em outras palavras, o câncer de cólon geralmente cresce em pólipos.
Os sintomas que devem ser preocupantes para a possível existência de câncer de cólon são:
• eliminação de sangue do ânus
• alterações na função normal do intestino (diarréia ou prisão de ventre ou movimentos intestinais alternados ou redução do corte transversal das fezes) por mais de 6 semanas
• sensação de esvaziamento incompleto após a defecação
• fadiga persistente
• anemia em um exame de sangue
• dor abdominal constante persistente
• perda de peso etc.
MUITO IMPORTANTE: TODOS ESSES SINTOMAS NORMALMENTE SÃO DE DOENÇA AVANÇADA. LESÕES INICIAIS SÃO ASSINTOMÁTICAS EM SUA MAIORIA.
Importância da Colonoscopia – detecta lesões iniciais e trata os pólipos impedindo o surgimento do câncer.
Câncer de cólon: pode ser curado?
O câncer de cólon pode ser uma doença totalmente curável, ou seja, o paciente está completamente bem, desde que seja diagnosticado nos estágios iniciais. Indicativamente, o câncer colorretal em um estágio inicial é curável a uma taxa de> 90% (referindo-se à sobrevida de 5 anos após o diagnóstico inicial quando a doença é caracterizada como completamente curada) em oposição ao estágio final que pode ser curado em um taxa de <15%. Se adicionarmos a esses dados a remoção das lesões iniciais do cânceres, que são os pólipos do cólon , é fácil perceber que o câncer do cólon é prevenido antes mesmo de aparecer.
Dr. Francisco Rebouças possui grande experiência tanto no tratamento precoce e prevenção (por colonoscopia) quanto no tratamento das lesões avançadas (cirurgia) do Câncer Colorretal. Ele orienta que todas as pessoas acima de 50 anos devem fazer o exame de colonoscopia e caso haja algum sintoma, o exame pode ser necessário antes dessa idade.